segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Valeu, Dick! Segunda sessão de voz!


Vocês conhecem Dick Hallorann? É um personagem do escritor Stephen King, aparece no livro "O Iluminado" (na minha opinião, o melhor do Rei). Um cara do bem... não mede esforços para ajudar as pessoas! Ok, segurem essa informação!

Sábado fomos mais uma vez para o Estúdio Minster, continuar a gravação dos vocais do Poesia Bruta! Desta vez escolhemos as músicas "Angústia", "Depressivo" e "João sem braço". A princípio achei que não daria tempo de fazer as três... Demora bastante pra acertar o ponto ideal da música. Interpretação, dicção, intensidades... é bem comum repetir diversas vezes uma mesma frase até conseguir fazê-la soar da melhor forma. Além disso, tem uma questão de sotaques...

Nasci e morei até os 19 em São Paulo. Mesmo que já faça um tempo, ainda acabo soltando meu sotaque paulistano aqui e ali, acompanhados vez ou outra de um sonoro "meeeuuu". Sotaque de São Paulo tende a exagerar na hora de distorcer as vogais. Por exemplo, quando falo "E o ano que vem", sai algo exatamente como "I u anu qui veim". "Deixa" vira "dexa". E assim vai. Já meus últimos anos morando em Campinas acentuaram minha pronúncia de r's curvos (como na palavra "curvos"). Somando o ano que passei morando em Aracaju, o resultado é que vez ou outra as palavras me saem bastante bizarras! Agora imagina isso para gravar um cd? A zona que é?

Mas aí sei lá o que me deu: a partir do segundo verso de "Angústia", acho que peguei o jeito da coisa. Ou sei lá, súbita inspiração? Eu só sei que o que aconteceu foi que "Depressivo" e "João sem braço" foram gravadas... de primeira! Sem ter que voltar pra consertar, eu simplesmente consegui colocar, logo de cara, o jeito mais acertado para a música! Ok, a última frase de depressivo e mais algum detalhinho do "João sem braço" tiveram que ser refeitos, mas ainda assim! Po, fiquei feliz pra caramba, quando o Fabiano falou "ok, rolou", achei até que ele estava tirando uma com a minha cara! O que posso dizer? Suas aulas estão valendo MESMO! Muito obrigada por isso!

Agora alguém pode estar se perguntando "tá, que bom, mas o que o Dick Hallorann tem a ver com o assunto?"

Pois bem, estávamos gravando a faixa "Angústia", quando, logo no começo do segundo verso, a letra diz:

"De que valeu
Tudo que eu planejei
Eu construí
Sonhos de areia na beira do mar"

Bom, lembra do lance do sotaque? Quando fui ouvida cantando "di qui valeu", o Ricardo começou a rir: a frase soa exatamente como se eu estivesse falando com alguém chamado Dick. Ae, Dick! Valeu!

E pronto! Virou a piada do dia! E, bom, como explicar a minha repentina inspiração para gravar tudo rapidinho e direitinho? Ahhh, deve ter sido o Dick! Quem? Sei lá, tenho lido bastante Stephen King, vai ver que é mesmo o Hallorann, já que ele também é meio iluminado... certamente devo isso tudo a ele... então, VALEU DICK! VOCÊ É MESMO O CARA!

Piadinhas internas à parte, a sessão foi ótima e bastante proveitosa! Estou muito feliz com o quanto tenho aprendido com toda essa experiência e o tanto mais que ainda posso (e vou!) aprender... Muito obrigada pelo suporte, todos vocês que estão acompanhando e torcendo! Sábado que vem vamos colocar mais uns instrumentos, depois conto como foi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário